Como justificar o voto é uma dúvida sempre muito comum a cada eleição e não deve ser diferente em 2022. Afinal, o voto é obrigatório no país e a ausência precisa ser explicada à Justiça Eleitoral para evitar sanções e maiores dores de cabeça. O problema é que nem todo mundo sabe como fazer e isso pode se tornar um grande transtorno no dia da votação.

Isso porque, embora todo mundo saiba que as eleições 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, nem todo mundo vai poder ir até sua seção eleitoral para votar. E as razões são as mais diversas. Seja por estar viajando, trabalhando ou mesmo por questões de saúde — afinal, a pandemia de covid-19 ainda não acabou —, imprevistos acontecem e nem sempre é possível se planejar para votar.

Como justificar o voto nas eleições 2022

Se esse é o seu caso, fique tranquilo. Justificar o voto — ou, melhor dizendo, a sua ausência — é um processo bastante simples e que pode ser feito em apenas alguns minutos. E a boa notícia é que você pode fazer isso em casa, o que também simplifica ainda mais as coisas e evita que você tenha que encarar uma fila só para isso.

A primeira maneira de apresentar sua justificativa é a tradicional, ou seja, indo até um local de votação e preenchendo o formulário dedicado às justificativas — o chamado Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Isso pode ser feito em qualquer seção eleitoral ou mesmo nas mesas receptoras de justificativas, que nada mais são do que locais dedicados a quem quer justificar o voto na eleição 2022. A localização desses pontos específicos pode ser conferida com os Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.

Outra opção é justificar pelo aplicativo e-Título. No caso, a própria Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que não forem votar utilizem esse método digital para apresentar sua justificativa, evitando filas e também aglomerações. É a opção mais simples, rápida e segura.

Para isso, basta acessar o aplicativo em seu celular. Ele vai usar a localização do seu aparelho para identificar se você está fora da cidade em que vota para, assim, permitir a justificativa por esta razão. O mesmo vale para o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro. Só é importante salientar que é preciso baixar o app com antecedência.

Além disso, nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título.

Nesses casos, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país.