Compartilhe:


Você com certeza já ouviu a história de que, caso o número de votos nulos seja superior a determinada marca, aquela eleição vai ser anulada e é preciso uma nova votação com outros candidatos. Essa é uma das mais antigas e conhecidas lendas urbanas referentes à eleição. E, como tipo de história do tipo, não é bem verdade. Apesar do número cada vez mais crescente de votos nulos, eles naõ são capazes de anular uma eleição.

Isso porque os votos nulos não são são considerados válidos. Basicamente, é como se o sistema entendesse que você errou o seu voto e, por isso, vai deixar de contá-lo durante a apuração. O mesmo vale para os votos brancos.

A ideia de que os votos nulos podem anular uma eleição existe por causa de uma confusão surgida na hora de interpretar o artigo 244 do Código Eleitoral, que determina que novas eleições devem ser feitas caso seja comprovada algum tipo de irregularidade e, nesse cado, os votos devem ser anulados. Isso significa que, caso haja alguma fraude, todos os votos serão anulados e não que o voto nulo pode cancelar uma eleição.

Eleições Eleições 2020

Compartilhe: