Compartilhe:


A cada eleição, boa parte dos eleitores brasileiros se voluntaria para ser mesário — enquanto outra acaba sendo convocada pela Justiça Eleitoral para trabalhar no dia da votação. E como se trata de um trabalho de certa forma cansativo, equivalente a um expediente de 8h, vem a dúvida: eu recebo algum dinheiro por ser mesário no dia da eleição.

A resposta é não. Oficialmente, não há qualquer tipo de remuneração para quem trabalha como mesário, seja no caso de voluntários ou de quem foi convocado pelo TRE de seu estado.

Por outro lado, é muito comum que quem trabalhe no dia da eleição receba uma ajuda de custo para alimentação. O valor varia, uma vez que não é definido por nenhuma regra específica. Em média, fica em torno de R$ 20 e R$ 35 no primeiro e também no segundo turno.

O principal benefício de quem trabalha como mesário, por outro lado, está em dias que vêm após a eleição. Quem trabalhar como mesário será dispensado do seu trabalho (público ou privado), pelo dobro dos dias em que foi convocado. Ou seja, caso a sua cidade tenha dois turnos de votação, você terá quatro dias de folga para tirar.

Eleições Eleições 2020

Compartilhe: