O brasileiro não está afim de carnaval neste ano. Diante dos temores por causa da variante ômicron da covid-19, 87% da população se diz contra as festividades em 2022, segundo levantamento realizado pelo PoderData. Apenas 9% dos entrevistados se mostraram favoráveis à folia.

Essa é a primeira vez que uma pesquisa assim é realizado e serve como uma belo termômetro para medir a confiança das pessoas em relação à retomada total das atividades. O carnaval é uma festa notoriamente conhecida pelas aglomerações e pela grande quantidade de pessoas reunidas em um só ambiente, então ver que a ampla maioria é contra a realização das festas mostra o quanto o temor em relação à doença ainda segue imperando.

Olhando para as regiões do país, o Sul foi onde a rejeição ao carnaval foi maior. 95% das pessoas ouvidas pelo PoderData disseram não querer festa em 2022 contra apenas 3% que afirmaram estar dispostas à realização do carnaval em suas respectivas cidades. Já o Centro-Oeste foi onde a recepção ao evento foi maior: 19% dos entrevistados se mostraram favoráveis conta 80% contra.

A pesquisa foi realizada entre os dia 6 e 8 de dezembro. Ao todo, o instituto ouviu 3000 pessoas de 489 municípios. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais.