A pesquisa Datafolha para governador de São Paulo (SP) divulgada nesta quinta-feira (22) para as eleições 2022 mostra um crescimento de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que agora se consolida na segunda colocação. Embora tenha oscilado positivamente apenas um ponto em relação à semana passada, o ex-ministro se descola do candidato a reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) e encosta em Fernando Haddad (PT), que ainda lidera.

Segundo os novos dados, Tarcísio tem 23% das intenções de voto. Com isso, embora ainda esteja dentro do limite do empate técnico com Rodrigo Garcia, que manteve os 19%, trata-se de uma tendência de alta que é muito bem-vinda para o candidato de Bolsonaro.

Até porque a oscilação positiva de Tarcísio coincide com uma nova queda de Fernando Haddad. O ex-prefeito de São Paulo ainda aparece à frente dos demais, mas caiu dois pontos em relação à semana anterior. Com isso, o petista agora aparece com 34% — apenas 11 pontos à frente de Tarcísio.

Ainda assim, a pesquisa Datafolha para governador de SP ainda traz um cenário de indefinição na composição de um provável segundo turno. A dúvida permanece em relação a quem vai enfrentar Haddad no dia 30 de outubro, já que a disputa entre Tarcísio e Rodrigo Garcia segue aberta.

Todos os demais candidatos que também concorrer ao governo paulista aparecem abaixo da margem de erro, pontuando apenas 1%. A única exceção é Vinícius Poit (NOVO), que não pontuou nesta rodada do Datafolha.

Por fim, o instituto fez simulações de segundo turno tentando confrontos diretos entre Haddad e Tarcísio e de Haddad e Rodrigo Garcia. Nos dois casos, o petista sai na frente.

Contra o ex-ministro, Haddad tem 49% contra 38% — uma vantagem dos mesmos 11% que eles apresentam no primeiro turno. Já contra Garcia, o ex-prefeito tem 46% contra 41%, indicando uma disputa muito mais acirrada.

Parte disso é explicado justamente pelo sentimento do antipetismo. Caso o atual governador vá ao segundo turno, ele deve atrair parte do eleitorado de Tarcísio que não quer eleger o PT, o que turbina as intenções de voto na reeleição de Garcia. O mesmo, porém, não acontece com Tarcísio, que também traz consigo parte do antibolsonarismo.

 

Resultados da pesquisa eleitoral para governador de São Paulo

Veja abaixo todos os cenários da pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Datafolha para governador de São Paulo nas Eleições 2022.

A pesquisa encomendada por TV Globo ouviu 2000 pessoas entre 20/09/2022 e 22/09/2022. A margem de erro é de 2%, índice de confiança de 95%, a pesquisa foi divulgada em 22/09/2022 e está registrada no TSE sob o número SP-07041/2022.

Pesquisa Datafolha para governador de SP

Candidatos %
Fernando Haddad - pré-candidato a governador pelo PT

Fernando Haddad

PT
34%
Tarcisio de Freitas - pré-candidato a governador pelo Republicanos

Tarcisio de Freitas

Republicanos
23%
Rodrigo Garcia - pré-candidato a governador pelo PSDB

Rodrigo Garcia

PSDB
19%
Gabriel Colombo - pré-candidato a governador pelo PCB

Gabriel Colombo

PCB
1%
Carol Vigliar - pré-candidato a governador pelo UP

Carol Vigliar

UP
1%
Elvis Cezar - pré-candidato a governador pelo PDT

Elvis Cezar

PDT
1%
Antônio Jorge - pré-candidato a governador pelo DC

Antônio Jorge

DC
1%
Edson Dorta - pré-candidato a governador pelo PCO

Edson Dorta

PCO
1%
Altino Junior - pré-candidato a governador pelo PSTU

Altino Junior

PSTU
1%
Vinicius Poit - pré-candidato a governador pelo NOVO

Vinicius Poit

NOVO
0%

Brancos/Nulos

11%

Não Sabe

9%

Segundo Turno - Haddad x Tarcísio

Candidatos %
Fernando Haddad - pré-candidato a governador pelo PT

Fernando Haddad

PT
49%
Tarcisio de Freitas - pré-candidato a governador pelo Republicanos

Tarcisio de Freitas

Republicanos
38%

Brancos/Nulos

9%

Não Sabe

3%

Segundo Turno - Haddad x Rodrigo Garcia

Candidatos %
Fernando Haddad - pré-candidato a governador pelo PT

Fernando Haddad

PT
46%
Rodrigo Garcia - pré-candidato a governador pelo PSDB

Rodrigo Garcia

PSDB
41%

Branco/Nulo

11%

Não Sabe

3%